ILAN-VR
O mercado de MRO (manutenção de aeronaves) é uma atividade global e permanente estando todas as aeronaves submetidas a este paradigma, independentemente da realização de voos.
Neste contexto, surge a necessidade de realizar ações de manutenção em aeronaves de maior dimensão, as quais por regra exigem meios específicos para aceder a zonas superiores das aeronaves, destacando-se linhas de vida e plataformas.
Este tipo de trabalho consome tempo de preparação e como tal tem impacto no tempo de imobilização das aeronaves quer sejam civis quer da defesa.
De modo a acelerar o processo de inspeção das zonas superiores das aeronaves, várias empresas têm vindo a tentar a recorrer a drones de tipo quadcopter e hexacopter para permitir aos inspetores rapidamente avaliar a parte superior da fuselagem, da cauda e lemes de profundidade.
No contexto nacional o Aero.Next Portugal (ILAN-VR) inclui um projeto relativo ao desenvolvimento de uma solução que permita voo indoor sem GPS para identificar anomalias em superfícies de aeronaves de grande porte, tipo C130, Airbus.
São parceiros Aeromec, CEiiA, Tekever, ETI, Universidade de Évora, InstitutoPolitécnico de Setúbal e Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). São ainda parceiros a TAP-ME, Hifly e EuroAtlantic.