PARCEIROS

PARCEIROS

36 entidades
A Agenda será liderada pela EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica e Automóvel e o desenvolvimento de cada produto e serviço será (co)liderado por fortes players nacionais e com experiência consolidada em projetos de grande dimensão, capitalizando o seu know-how e propondo-se desenvolver competências conjuntamente com os demais copromotores.

Globalmente, a Aero•Next Portugal conta com um pacto de inovação de 36 entidades: pequenas, médias e grandes empresas, centros de investigação, universidades e politécnicos e as nossas Forças Armadas.

AED Cluster Portugal
A AEDCP é o cluster português para os setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa. Envolvendo já mais de 90 entidades portuguesas, o cluster reúne os principais stakeholders da indústria e tem como objetivo fomentar a evolução dos setores AED em Portugal. Tendo promovido diversos projetos de apoio aos setores AED, tais como o 12 projeto Estratégia 2020 e o projeto AERIS. WP Gestão e Divulgação de resultados: a AEDCP surge na Agenda com um importante papel de divulgação e promoção de resultados
Aeromec
A Aeromec é uma empresa de manutenção, engenharia e organização de aeronaves que fornece serviços de MRO para aeronaves de asas fixas e rotativas. Com mais de 25 anos de experiência, a Aeromec é o fornecedor de suporte de manutenção do OMNI Aviation Group e de muitos clientes em todo o mundo. WP ILAN VR: Assume a liderança do WP, Com fortes competências em manutenção e inspeção de aeronaves, a empresa irá contribuir para a parametrização de 5 requisitos e para estabelecer padrões de condições de danos à superfície das aeronaves, no âmbito do programa ILAN VR
Almadesign
A Almadesign é uma agência de design industrial portuguesa com mais de 20 anos de experiência em design, engenharia e arquitetura, focada nas áreas de transportes, produto e interiores. De salientar a sua participação na modernização do A330, para a TAP, e também no design de interiores da aeronave no projeto Flexcraft, tendo-lhe sido atribuído o prémio IDA Design Award. WP ARL: contribui para o desenvolvimento e desenho do interior da cabine e, articulando-se com a EEA e o CEIIA, identificando as necessidades específicas quanto a requisitos e materiais para o ambiente interior
CEiiA
Apresenta um forte histórico de participação em programas de desenvolvimento de aeronaves: com mais de 620.000 horas de engenharia empregues no programa KC-390 da Embraer, sendo um dos maiores fornecedores de engenharia de estruturas da Leonardo, que é o maior construtor de helicópteros do mundo (mais de 20 programas civis e militares), e trabalhando ainda com outros construtores relevantes, Dassault (Falcon 5X e 6X) e Kopter (AW-09). O CEiiA apresenta um forte know-how, reconhecido no setor, de engenharia e desenvolvimento, integração de sistemas, bem como ensaios estruturais e de materiais. Ao longo dos anos, o CEiiA tem participado e, em alguns casos, liderado projetos financiados de grande dimensão, detendo uma enorme experiência no desenvolvimento de projetos em consórcio, tanto no contexto nacional, europeu e internacional. Dentro do CEiiA, há ainda a destacar o CoLAB Smart & Sustainable Living, que constitui uma estrutura dedicada à produção, difusão e transmissão de conhecimento através da prossecução de uma agenda própria de investigação e de inovação focada na sustentabilidade e cidades inteligentes. O objetivo principal é acelerar a transformação das cidades em ecossistemas urbanos sustentáveis promovendo a habitabilidade. WP ARL: Assume a liderança do projeto de desenvolvimento integral da aeronave, desde a definição concetual de arquitetura da aeroestrutura e sistemas necessários para operação, até à sua validação, mediante ensaios de materiais, componentes e estruturas e ainda suporta o processo de certificação com as autoridades competentes internacionais (EASA) e roll-out da primeira unidade protótipo. O ciclo de desenvolvimento completo requere a integração de todas 9 as disciplinas aeronáuticas, como desenho e cálculo estrutural, aerodinâmica, mecânica de voo, análise de cargas, desempenho de aeronave, sistemas de controlo, propulsão, aviónica, hidráulica, entre outros. Participará nos estudos para incorporação de novos materiais e inovação em métodos de produção, operação e suporte, nomeadamente nas atividades decorrentes das linhas de investigação associadas a: incorporação da tecnologia de fabrico aditivo em peças avião e ferramentas de montagem, monitorização do estado da estrutura em tempo real, incorporação de materiais de isolamento acústico na cabina do avião, estudos de propulsão híbrida elétrica e incorporação de fonte de energia auxiliar (APU) em hidrogénio. WP SAAM: participará no Desenvolvimento de UAVs; Produção de documentação técnica para aeronavegabilidade; Planeamento de missões com recurso a drones; Operação com UAVs; Formação de operadores de UAS; Gestão de veículos elétricos e operação; Desenvolvimento de plataforma digital para recolha de dados e monitorização de operações de mobilidade; Desenvolvimento de plataforma digital de seleção, análise e apresentação de dados técnicos captados por sensores óticos e não óticos; Desenvolvimento de algoritmos (IA) para avaliação e otimização de dados recolhidos com recurso a drones. WP ARX: participará no desenvolvimento do novo produto ARX e na otimização estrutural e seleção de materiais WP ILAN VR: intervirá no processo de estruturação e condução da atividade conducente à captação de sinais (fotografia digital do danos) e dessa forma conduzir a padrões de alteração da superfície, participará no desenvolvimento do drone, nomeadamente com contributos em termos de navegação. Participará ainda na estruturação e desenvolvimento de documentação técnica que vai permitir operar e sustentar o drone de inspeção de aeronaves. WP PRoAero3D: realizará a identificação dos requisitos de certificação e critérios de atendimento para as peças fabricadas por tecnologia aditiva, execução e documentação de alguns testes de resistência/estabilidade a alta/baixa temperatura (ao nível de provestes, partes do componente e componente), documentação para preparação de certificação da peça em tecnologia aditiva e apoio no estudo comparativo peça original/peça em aditivo. Participa ainda na gestão do projeto e em atividades de divulgação e exploração de resultados científicos.
Centro Hospitalar Universitário de São João
A sua missão é prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentimento de pertença de todos os profissionais. WP SAAM: participa na identificação de requisitos do ponto de vista de Emergência Médica para o desenvolvimento da plataforma aérea, compartimento de payload; contributos para o CONOPS e acompanhamento da fase de testes.
Connect Robotics
Desenvolve sistemas de transporte autónomos, rápidos e seguros, através do uso de drones. Tem como visão criar um mundo conectado onde todos podem ter acesso ao que necessitam, estejam onde estiverem e quando quiserem. Tem a missão de suportar o crescimento da sociedade on-demand, utilizando drones como facilitadores. Focados na indústria da saúde, essencialmente no transporte de medicamentos, e outros materiais que requerem regras específicas e profissionais, desenvolvendo e prestando serviços para suprir a necessidade da entrega rápida, sem contacto e em áreas rurais de difícil acesso. A Connect Robotics é certificada pela NP4457 (inovação) e tem certidão de idoneidade em inovação da ANI. WP SAAM participa no desenvolvimento de sistemas para automação; desenvolvimento de software na Cloud para gestão e orquestração dos drones e testes em ambiente real para validação das tecnologias.
DTx Colab
Tem por missão a investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital, incentivando a cooperação entre unidades de I&D, instituições de ensino superior e do setor produtivo em novos contextos colaborativos e de partilha de risco, potenciadores da criação de valor e de emprego científico qualificado. WP SAAM: opera ao nível de: treino de classificadores e otimização de algoritmos de IA a serem integrados em unidades com limitações na capacidade de processamento (tinyML); desenvolvimento de plataforma para simplificação da análise e visualização dos datasets; especificação de arquiteturas de segurança baseadas em hardware (p.ex: tecnologia TrustZone, Multizone, etc.) e hypervisores leves; especificação de arquitetura de safety, baseada em hardware redundante com tolerância a falta e que explora soluções SoA como dynamic lockstep processors, e periféricos de look-ahead error correction para dados internos aos processadores e hardware-software co-design baseado em hardware reprogramável (FPGA Programming Logic) e em software (múltiplos cores arm na FPGA Processing System).
EEA
Agenda será liderada pela EEA e cada WP será (co)liderado por fortes players nacionais e com experiência consolidada em projetos de grande dimensão, capitalizando o seu know-how e propondo-se desenvolver competências conjuntamente com os demais copromotores. Bom relacionamento histórico com os restantes membros do consórcio e pelas competências científicas, técnicas, financeiras e de gestão que apresenta, indispensáveis ao projeto. De realçar a participação enquanto entidade gestora e detentora do contrato no projeto KC-390 da Embraer, no qual geriu um processo complexo que envolveu a Embraer, como construtor, entidades públicas e mais de 30 empresas que integraram o Programa. Mais recentemente, a EEA garantiu a participação, enquanto operador de UAS, em contratos da Tekever junto da European Maritime Safety Agency (EMSA) e do British Home Office. - WP ARL: Assume a liderança e, enquanto OEM, é responsável pelo produto ARL, suporta as atividades de desenvolvimento da aeronave (junto do CEIIA e AlmaDesign), do sistema de missão (junto da GMV) e do simulador de voo (junto da ETI). Lidera a construção das instalações para a criação da primeira linha de montagem aeronáutica em Portugal, no aeródromo de Ponte do Sôr, em articulação com a Câmara Municipal, assegurando ainda o processo de qualificação e certificação para o desenho aeronáutico junto da autoridade europeia (EASA) e de produção/montagem de produto aeronáutico junto das autoridades nacional (ANAC) e europeia (EASA). De salientar a entrada da Cosmos Aerospace no capital social da EEA, o que veio, por um lado, fortalecer a capacidade de conceção, desenvolvimento e industrialização de aeronaves e, por outro lado, aumentar a capacidade de financiamento da contrapartida privada do ARL. - WP Gestão e Divulgação da Agenda Aero.Next Portugal. A EEA assume ainda a liderança.
EEA Aircraft
Primeiro OEM –Original Equipment Manufacturer português – que se estabeleceu em 2022, para desenvolver, industrializar e comercializar a primeira aeronave regional ligeira – o LUS222 - para os mercados da Defesa, transporte de carga e passageiros.
ELIOT
A Eliot é uma empresa pioneira no futuro da mobilidade aérea avançada e desenvolve soluções inovadoras mais seguras, mais inteligentes e mais sustentáveis que garantem a confiança dos clientes, impulsionam o progresso e mudanças globais positivas no setor.