PARCEIROS

PARCEIROS

36 entidades
A Agenda será liderada pela EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica e Automóvel e o desenvolvimento de cada produto e serviço será (co)liderado por fortes players nacionais e com experiência consolidada em projetos de grande dimensão, capitalizando o seu know-how e propondo-se desenvolver competências conjuntamente com os demais copromotores.

Globalmente, a Aero•Next Portugal conta com um pacto de inovação de 36 entidades: pequenas, médias e grandes empresas, centros de investigação, universidades e politécnicos e as nossas Forças Armadas.

Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
É um dos principais centros de pesquisa internacionais, sediado no Instituto Superior de Engenharia do Porto. A unidade de investigação centra a sua atividade na análise, projeto e implementação de sistemas informáticos integrados no ambiente físico com requisitos temporais. Algumas áreas de atuação são: redes e protocolos de comunicação em tempo-real, redes de sensores sem fio, paradigmas e linguagens de programação de tempo-real, sistemas operativos de tempo-real; computação cooperativa e qualidade do serviço, programação e análise de escalabilidade, sistemas multiprocessadores e multicore, gestão de energia e sistemas ciberfísicos. WP ARX: irá colaborar na customização do sistema operativo embarcado em tempo real seguro, conjuntamente com a GMV. WP ARL: uporta o desenvolvimento do sistema de missão da aeronave em estreita colaboração também com a GMV.
LAUAK PORTUGAL
A excelente relação de proximidade que mantém com os grandes OEM (Original Equipment Manufacturer) é uma grande mais-valia para a Agenda. Fruto das atividades de I&I desenvolvidas com o IPS, a LAUAK detém know-how consolidado no desenvolvimento dos processos para o fabrico de peças para FA, contando já com um equipamento de fabrico aditivo de gama alta, nomeadamente uma impressora 3D polimérica. WP transversal, ProAero3D: Assume a liderança, conta com mais de 40 anos de existência e possui uma vasta experiência no desenvolvimento e produção de componentes, com especial foco em estruturas e componentes metálicos e conjuntos estruturais direcionados para a exigente indústria aeronáutica.
Marinha Portuguesa
Enquanto ramo das Forças Armadas portuguesas, a MP tem como missão contribuir para que “Portugal use o mar” na medida dos seus interesses, incluindose operações militares, como o combate à pirataria, as missões de embargo e de interdição marítima, o controlo da proliferação de armas de destruição massiva ou o resgate de cidadãos nacionais de territórios em situação de conflito; as ações de busca e salvamento marítimo, a fiscalização da pesca, o apoio à repressão de ilícitos marítimos em estreita colaboração com outros agentes do Estado, a investigação científica no apoio ao projeto de extensão da plataforma continental portuguesa e as atividades culturais museológicas, entre outras. WP ARX: irá participar na validação e integração operacional de desempenho dos novos sensores e, conjuntamente com a FAP e o Exército, nos requisitos, operações, orientação, ensaios e validação operacional das soluções desenvolvidas
Município de Ponte de Sôr
O Município tem-se vindo a posicionar como referência na atração e fixação de empresas nacionais e internacionais do setor aeroespacial, assim como a destacar-se pela criação da maior cimeira aeroespacial da península ibérica, o Portugal Air Summit. WP - Gestão e Divulgação da Agenda assume um papel de (co)líder. WP ARL e ARX: assume a preparação e adequação dos terrenos do Aeródromo para a construção civil necessária para a instalação do hangar da linha de montagem da aeronave tripulada e não tripulada e edifícios de suporte (institucional, engenharia, manutenção e parqueamento de aeronaves).
OGMA
A OGMA presta serviços MRO completos, incluindo serviços de manutenção, reparação, pintura, gestão de frota, treino e serviços de engenharia para uma ampla variedade de 7 aeronaves, motores e componentes comerciais, executivos e militares. Destacam-se como principais clientes: Embraer, Lockheed Martin, Rolls-Royce, Dassault e múltiplas forças armadas estrangeiras, bem como a sua participação no projeto KC-390 junto do CEIIA e Embraer. Para além da componente técnica, a OGMA é um player no mercado aeronáutico com uma carteira de clientes e um conhecimento de mercado que prestará um forte contributo na definição das estratégias de mercado. WP ARX: foca-se nas atividades específicas, em matéria de engenharia de sistemas aeronáuticos e na produção de elementos complexos em compósitos
Omnidea
É uma PME portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas de propulsão espaciais e em soluções de energia, tendo participado, desde a sua fundação, em inúmeros projetos de I&D nestas áreas. Atualmente, a Omnidea lidera o programa para o desenvolvimento do micro lançador português na ESA. WP ARL: Omnidea lidera o desenvolvimento de um sistema de propulsão para a aeronave que trabalhe com um combustível à base de amónia, combustível mais económico em operação (a considerar armazenamento e transporte) e sustentável (criado a partir de energias renováveis e com zero em emissões de carbono). Este conceito representa uma spinoff da tecnologia de propulsão para satélites que tem vindo a ser desenvolvida pela Omnidea nos últimos anos e tem como objetivo validar a performance mediante ensaios de um protótipo adaptado à aeronave.
PACT
É líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, visa criar e desenvolver empresas no Alentejo promovendo a ciência, incentivando a transferência de conhecimento e tornando-se um polo de atração para empresas inovadoras e sustentáveis. Como elemento chave na interface com as restantes entidades do Alentejo, e com experiência no desenvolvimento de soluções empresariais e na gestão de processos. WP ILAN VR: o PACT irá participar nas tomadas de decisão e valorização do conhecimento do programa
Rangel RDL
É a empresa do grupo Rangel que operacionaliza soluções integradas de logística contractual. É de realçar a forte experiência da unidade Pharma em armazenagem, transporte e operacionalização de processos certificados de medicamentos e dispositivos médicos. WP SAAM terá a participação mais forte, nomeadamente na definição de requisitos funcionais logísticos, teste dos protótipos e definição do modelo de negócio.
Rangel Invest
É a empresa do grupo Rangel que presta serviços internos corporativos. WP SAAM: terá uma componente relevante de suporte às ações comerciais e de marketing em garantir standards internacionais de Security Logístico e com competências de gestão de projeto e envolvimento transversal do grupo.
TEKEVER
A TEKEVER contribui com a sua experiência na gestão de grandes consórcios ao nível europeu e nacional, nos quais tem estado envolvida e a liderar, quer na liderança técnica e operacional, quer como integradora de sistemas e produtos finais. Além da competência de gestão e coordenação, traz a sua competência técnica no desenho, conceptualização e produção de RPAS (Remotely-Piloted Aircraft Systems). Acresce ainda rede de clientes e de parceiros que lhe permite um conhecimento profundo do mercado, do negócio e da cadeia de valor. WP UAS (Unmanned Aircraft Systems) ARX Assume a liderança, uma empresa que atua no desenvolvimento, produção e operação de UAS da categoria operacional “específica”, sendo líder a nível europeu na vigilância marítima com recurso a UAS.