PRO AERO 3D
O programa PRO AERO 3D visa o reforço das competências nacionais no emprego da tecnologia de fabrico aditivo para a produção de componentes certificáveis para a indústria aeronáutica. É um catalisador importante para consolidar um processo seguro para o desenvolvimento de uma capacidade industrial, reunindo, numa parceria reforçada, a Lauak Portugal, detentora de uma grande experiência na produção de componentes aeronáuticos para os maiores construtores mundiais, o Instituto Politécnico de Setúbal - IPS, com reconhecido know how neste tipo de tecnologia inovadora, e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento - CEiiA, dispondo de condições de ensaios e teste, particularmente importantes para todo o processo de certificação.
Estão também previstos processos colaborativos com entidades nacionais e europeias, de reconhecida competência no setor aeronáutico.
No desenho do programa foi dada uma grande ênfase em todo o ideário legal, regulamentar e normativo aplicável, promovendo a constituição de um sistema que possa instituir-se como referência do setor aeronáutico nacional e ser seguido por outras entidades que pretendam prosseguir um processo semelhante no futuro na fabricação aditiva.
O corolário do projeto PRO AERO 3D será a constituição de uma unidade industrial, dotada da capacidade para competir a nível do mercado aeronáutico mundial, cumprindo todos os requisitos e padrões aeronáuticos, para a produção de componentes, em todas as fases do ciclo produtivo, e ser reconhecido como fornecedor de primeiro nível, confiável, competente e de qualidade, com um forte valor acrescentado para os seus clientes, sustentado no desenvolvimento, contínuo e evolutivo, do seu know how, pela forte interação no quadro de parcerias estabelecidas.
O projeto contempla duas áreas de desenvolvimento, que constituirão os segmentos de foco: a metálica e a polimérica.
Fruto da experiência acumulada, a conceção, produção e certificação de componentes para o setor aeronáutico será a área de negócio privilegiada, embora se considere uma segunda que se concentra na conceção e produção de utensílios de apoio ao processo produtivo industrial.
O mercado alvo será o aeronáutico, em componentes estruturais, centrado nos clientes atuais do Grupo Lauak e dos projetos integrados na agenda AERO.NEXT Portugal. Os mercados espacial e automóvel serão complementares ao mercado aeronáutico.