O PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia) e a CCDR Alentejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) realizaram no dia 19 de janeiro a segunda edição do evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, uma sessão de trabalho sobre as Agendas Mobilizadoras com investimentos no Alentejo, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Esta sessão deu a oportunidade à Agenda Aero.Next Portugal para apresentar um ponto de situação relativamente à execução física e financeira dos seus produtos e serviços.
Ao nível do UAS ARX, foram demonstrados os requisitos para a inovação do produto e que resultaram na definição do conceito da aeronave - configuração twin boom - e, quanto à capacitação, produção e fabrico, a Tekever anunciou o arrendamento do Hangar A do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor que vai aumentar em 77% a capacidade produtiva da empresa.
Quanto ao ARL-LUS222, demonstrou-se que a especificação dos requisitos de missão foram concluídos e que a arquitetura da aeronave está fechada. Mercado alvo com foco em missão tático-militar via forças aéreas nacionais e que os principais fornecedores da aeronave já estão integrados: motores e sistemas de propulsão, sistema de pouso, sistemas aviónicos e eléctricos, estruturas, entre outros. O projeto de arquitetura da Final Assembly Line (FAL) está em andamento e o início da obra civil está previsto para o 2º semestre de 2024.
Por fim, o Serviço de Mobilidade Aérea Avançada (SAAM), encontra-se com a fase de levantamentos concluída e o primeiro protótipo (TRL7) está finalizado. Está prevista a realização do primeiro voo no 1º semestre de 2024.
Houve ainda oportunidade para uma visita às instalações do Ceiia no PACT para conhecer com maior detalhe o trabalho de engenharia em desenvolvimento no produto ARL-LUS222.