O PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), um dos copromotores da nosssa Agenda, e a CCDR Alentejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) organizaram no dia 4 de abril uma sessão de trabalho sobre as Agendas Mobilizadoras com investimentos no Alentejo, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), o que representa uma iniciativa ímpar a nível regional.
A Agenda Aero.Next Portugal, entre as 17 Agenda Mobilizadoras presentes, teve oportunidade de demonstrar a forma como irá contribuir para a região do Alentejo. Com um investimento global na ordem dos 123 milhões de euros, dos quais 60% são investimento direto no Alentejo, a Aero.Next Portugal propões a criar emprego qualificado e altamente qualificado, desde da base de engenharia do Ceiia-Évora, passando pela construção da Final Assembly Line (FAL) à assemblagem da aeronave regional ligeira: LUS222, no Aérodromo Municipal da Ponte de Sor.
Conta ainda com a contribuição para a região a Tekever, líder da aeronave não-tripulada e remotamente pilotada UAS ARX, desenvolvida e produzida nas instalações da empresa no Aérodromo Municipal de Ponte de Sor. E a partir dos serviços que irá desenvolver, o ILAN-VR (sistema inteligente de inspeção de aeronaves de grande dimensão) e o ProAero3D (tecnologia de fabrico aditivo para a produção de componentes certificáveis para a indústria aeronáutica), a Agenda irá cimentar a posição da Aeromec e da Lauak, empresas com forte presença no Alentejo, como players relevantes nestes mercados.